![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOmrUicYiAKYGyD6B9dc1-nHuAWSxFMCVDgjUYR16PRVgaikG99JTRDkCQEcxJDE8Xw51WQqZFFslLZUNpuwyCeVg0_tsrexSk_gCs5Yc0uNNCwXYGnVCTlk7Td3lkgC8i81MbSievBJk/s320/escudov.bmp)
Qual é o devoto autêntico do Sagrado Coração de Jesus?
É aquele que procura conhecer a fundo essa devoção, e tem uma disposição efetiva de amá-Lo e de fazer tudo quanto corresponda à Sua vontade.
Qual o objeto da devoção ao Sagrado Coração?
O objeto dessa devoção é o Coração do Verbo Encarnado, quer considerado no seu aspecto corporal, quer enquanto símbolo do seu amor por Deus e pelos homens.
Qual o termo final de nossas homenagens nesta devoção?
O termo final de nossas homenagens é a Pessoa de Jesus Cristo. Ensina Santo Tomás de Aquino (e essa doutrina é adotada pela unanimidade dos teólogos), que todo respeito e toda honra dirigem-se à pessoa.
Assim, eu seu sentido amplo, a palavra Coração significa a própria pessoa do Divino Redentor.
Por que quer Jesus Cristo ser cultuado por meio de símbolos sensíveis?
Porque, conforme explica Santo Tomás de Aquino, o homem, não sendo puro espírito, precisa das coisas sensíveis para chegar ao conhecimento das espirituais. Para conhecer a Deus, precisamos vê-Lo em suas criaturas, nas suas representações e imagens. Quando mais elas são perfeitas, tanto mais alta é a idéia que formamos da Divindade.
Esse é, aliás, o fundamento natural do culto às imagens e da liturgia católica.
Extraído do livro: O estandarte da vitória – Péricles Capanema Ferreira e Melo
Sem comentários:
Enviar um comentário