EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Uma história tão antiga e tão actual


A história do Profeta Jonas vem atravessando os séculos, mas continua sempre nova e eficaz. Ela retrata a vida humana, mostrando tanto suas fraquezas como a capacidade de superá-las. Na verdade, cada pessoa é portadora de duas situações, o que nós mesmos podemos constatar. Carregamos, desde nosso nascimento, as nossas debilidades. Elas nos acompanham por onde quer que andemos. No entanto, Deus também nos agraciou com os dons de nossa natureza, a qual assim adornada pode superar os obstáculos que porventura venham a perturbar seu desenvolvimento rumo à eternidade, na Pátria Celeste.

Vivemos neste mundo à procura de felicidade. Mas, para sermos verdadeiramente felizes é preciso seguir o caminho certo, em obediência ao que Deus quer de cada um de nós. Ele tem direitos sobre suas criaturas. Dotou-nos de inteligência e de vontade e nos pede que pratiquemos seus mandamentos, que estejamos atentos a sua voz que nos fala diretamente ao coração, à nossa própria consciência, mediante as Sagradas Escrituras, através de pessoas ou acontecimentos significativos.
O profeta Jonas ouviu muito bem a voz do Senhor, compreendeu claramente o seu pedido, mas procurou furtar-se à sua missão. Pensou em fugir e em esconder-se de sua face!
Refletindo profundamente sobre o ocorrido com o Profeta Jonas, é possível que descubramos partes ou dados de nossa missão, que talvez sejam desconhecidos por nós até o momento. Quem sabe quantas vezes agimos como o profeta Jonas, querendo fugir de nossas responsabilidades e nos esquecemos de que Deus está conosco, sabe tudo de nós e nos pede obediência. Ele nos deu os mandamentos escritos nas tábuas da lei; nascemos com essas mesmas leis gravadas em nosso próprio ser. Além disso, somos advertidos por nossa consciência quando praticamos o mal. De nada adianta querer abafá-la.

O acontecido com o profeta Jonas é muito ilustrativo. Não devemos deixar passar essa oportunidade que a Igreja nos proporciona, tendo dedicado este ano de 2010 à reflexão dessa linda e significativa história. Os textos da Sagrada Escritura são para serem lidos e praticados, pois todos trazem ensinamentos que tocam diretamente ao nosso coração e nossa vontade, motivando-nos à obediência das exortações de Deus.
Os costumes se modificam e surgem novidades! Tudo se transforma! Os ensinamentos de Deus se solidifica e adquirem sempre maior força, embora os inimigos tentem impedir que eles sejam praticados. Não há argumento que possa exterminá-los, pois Deus é o autor da vida e de tudo quanto há na natureza e no mundo. As forças adversas serão destruídas, enquanto Deus subsistirá pelos séculos sem fim.

A Sagrada Escritura, bem como seus comentários feitos pelos Santos Padres da Igreja devem ser os “livros de cabeceira” de todos nós, pois neles estão contidas as verdades eternas e os mandamentos que somos convidados a praticar. A nós cabe conhecê-las, amá-las, respeitá-las e praticá-las, prestando a Deus, através de Nossa Senhora, as homenagens de filhos e filhas reconhecidos, retribuindo-lhes com gratidão o amor que têm por nós e cumprindo a sua vontade.
Deus deseja somente o nosso bem. Ele conhece nossas fraquezas, defeitos, pecados, nada sendo oculto aos seus olhos. E porque nos ama, se pedirmos com sinceridade, Ele nos concede seu perdão e suas graças.

Fonte: Paulinas Online

Sem comentários: