EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

China: autoridades limitam fortemente liberdade de expressão


O Governo da China acaba de dar um novo golpe à liberdade de expressão na internet ao fechar, no passado fim-de-semana, 16 sites, alguns dos principais fóruns de debate de ideias, censurando duas das mais populares redes sociais do país e detendo seis pessoas em Pequim.

Tudo isto acontece precisamente dias depois de circularem diversos rumores sobre um golpe de Estado na China, evidenciando-se assim o nervosismo com que Pequim encara o aumento exponencial de utilizadores de redes na internet.

Desde Fevereiro que centenas de “suspeitos” foram interpelados pelas autoridades e mais de 200 mil mensagens terão sido apagadas da “rede”. Este acto de censura “on line” ocorre curiosamente na mesma altura em que as autoridades permitiram que Gao Zhisheng, o cristão defensor dos direitos humanos na China, recebesse finalmente visitas, ao fim de dois anos de isolamento, depois também de intensos rumores que o davam como falecido.

O encontro, que durou cerca de meia-hora, ocorreu no passado dia 24, na prisão de Shaya, uma localidade remota na província de Xinjiang, mas só agora foi revelado. Zhisheng só foi autorizado a contactar com os seus familiares, irmão e sogro, através de um telefone, pois esteve todo o tempo separado deles por uma janela de vidro.

Preso pela primeira vez em 2006, depois de ter abandonado o Partido Comunista e começado a defender abertamente elementos de minorias religiosas na China, nomeadamente os cristãos e membros do grupo Falungong, Gao sofreu terrivelmente na prisão, tendo sido brutalmente torturado.

Departamento de Informação da Fundação AIS

Sem comentários: