EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

domingo, 25 de março de 2012

Vietname: Dois católicos condenados a penas de prisão por “propaganda antigovernamental”


Cinco e dois anos de prisão. Estas foram as sentenças impostas a Vo Thi Thuv, de 50 anos, e a Nguven Van Thuv, de 28. O Tribunal Popular da província de Nghê Na considerou-os culpados da divulgação de “documentos contra o governo e o partido”, informa Eglises d’Asie, agência das Missões Estrangeiras em Paris.

Estas detenções serão o culminar de um processo mais vasto contra os cristãos nesta província vietnamita e que já levou à detenção de “17 ou 18 jovens católicos da região central do Vietname, desde finais de Julho de 2011”, refere a mesma agência.

As prisões destes dois católicos ocorrem praticamente na véspera da chegada ao Vietname de uma delegação vaticana do Conselho Pontifício de Justiça e Paz, que vai proceder à recolha de testemunhos sobre a vida e obra do Cardeal Francis Xavier Nguyen Van Thuan, cuja causa de beatificação foi aberta em Outubro de 2010.
O Cardeal Van Thuan, recorde-se, foi perseguido pelas autoridades comunistas do país, tendo estado preso durante 13 anos, inclusivamente em campos de reeducação, sem qualquer julgamento, antes do exílio, em Roma, onde veio a falecer em 2002.
Algunas das obras que escreveu, nomeadamente “Testemunhas da Esperança”, relatam a sua experiência de prisioneiro. O Cardeal Francis Xavier Nhuyen Van Thuan costumava dizer que não se tratavam de livros para fazer denúncias, mas sim para testemunhar o dom da esperança.
Departamento de Informação da Fundação AIS

1 comentário:

rgfr disse...

xin chúa ban bình an cho ho