EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

FALAR, HOJE, DO CORAÇÃO DE JESUS


A Bíblia é um livro de cardiologia, ou seja, sempre que quer falar do homem, do seu interior, das suas qualidades, das suas capacidades quer intelectuais quer morais, usa a palavra, coração. Esta palavra aparece na Bíblia 835 vezes e é sempre usada para simbolizar o mais importante, o mais íntimo, o mais essencial. O coração é que pensa, que sente, que geme, que é virtuoso, que revela a bondade ou maldade duma pessoa.
A tradição da Igreja sempre viu na lançada que furou o lado do Senhor na tarde de Sexta Feira Santa, o símbolo do lado aberto, do coração rasgado, donde saiu sangue e água, símbolos do Baptismo e da Eucaristia. A Igreja, na figura destes dois sacramentos, nasceu do Coração de Cristo aberto na Cruz. Tudo vem desse Coração, tudo nos vem do Coração de Cristo. A devoção ao Coração é o essencial, é a devoção ao amor de Deus, a devoção a Deus que é Amor.
É deste Coração que nasce a civilização do amor, que poderá nascer a renovação das pessoas, das famílias, das instituições, das nações. Ê deste Coração que a Igreja, a esposa, aprenderá a amar, a ser pobre e humilde como Jesus. É deste Coração que cada cristão, aprenderá o caminho da santidade, ou seja, o amor. Ser santo há-de significar ter um coração como o Coração de Jesus.
Quando na nossa linguagem normal queremos dizer que uma pessoa é boa afirmamos que tem um coração de oiro; quando é má, afirmamos que tem um coração de pedra.
Quando queremos exprimir a intensidade do nosso amor dizemos: amo-te de todo o meu coração. Quando alguém está apaixonado por outra pessoa usa o símbolo do coração, trespassado por uma lança. O coração é a linguagem universal do amor, da amizade; do dom, da entrega. Dizer que Deus é Amor significa, pois, dizer que Deus é Coração, que Deus tem Coração, que Deus não é outra coisa se não Coração.
Aprender com o Coração de Cristo, entrar na sua escola, ser perito do seu Coração, é essencial para a vida cristã. Sem amor, e esse amor vem do Coração de Cristo, o mundo morrerá de frio. Só incendiados no fogo divino, no braseiro do Coração do Redentor, viveremos com mais amor, mais paz, mais justiça, mais fraternidade, mais solidariedade. Só aprendendo com Ele a amar transformaremos o mundo, seremos fermento duma Igreja renovada. E tudo nos vem do Coração de Cristo, a fonte do amor, sempre a jorrar torrentes de misericórdia e de graça.
Precisamos de re-descobrir o mistério do Coração do Redentor. A devoção não está ultrapassada; o que nos falta é perceber, por dentro, a grandeza do símbolo. E falta-nos às vezes humildade para aceitar o convite de Jesus para aprendermos com o seu Coração, para aceitar as manifestações que, através dos séculos, o seu Coração nos fez. Hoje, todos os grandes teólogos, voltam a apontar-nos o Coração do Corredentor, como expressão máxima do amor, como caminho de santidade.
 
P. Dário Pedroso
Fonte: JAM

Sem comentários: