EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Que Jesus Menino seja a estrela que te guia através do deserto desta vida


“Que Jesus Menino seja a estrela que te guia através do deserto desta vida!”
(Padre Pio de Pietrelcina)

No Natal de 1953, comentando num artigo a célebre frase de São João “A Luz brilhou nas trevas” (1, 5), o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira assim escreveu:

“Foi com estas palavras que o Discípulo amado anunciou, para seu tempo e para os séculos vindouros, o grande acontecimento que celebramos neste mês. Fórmula sintética, sem dúvida, mas que exprime o conteúdo inexaurivelmente rico, do grande fato: havia trevas por toda a parte, e na obscuridade dessas trevas se acendeu a Luz. Qual a razão destas metáforas? Por que luz? Por que trevas?

Os comentadores são unânimes em afirmar que as trevas que cobriam a terra quando o Salvador nasceu eram a idolatria dos gentios, o ceticismo dos filósofos, a cegueira dos judeus, a dureza dos ricos, a rebeldia e o ócio dos pobres, a crueldade dos soberanos, a ganância dos homens de negócio, a injustiça das leis, a conformação defeituosa do Estado e da sociedade, a sujeição do mundo inteiro à prepotência de Roma. Foi na mais profunda escuridão dessas trevas que Jesus Cristo apareceu como uma luz.

Qual a missão da luz? Evidentemente, dissipar as trevas. De fato, aos poucos, foram elas cedendo. E, na ordem das realidades visíveis, a vitória da luz consistiu na instauração da Civilização Cristã que, ao tempo de sua integridade, foi, embora com as falhas inerentes ao que é humano, autêntico Reino de Cristo na terra” (transcrito de “Catolicismo”, dezembro de 1953).

Extraído do livro: “Cada dia tem seu santo…” de A de França Andrade/AASCJ

Sem comentários: