EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Será que o único pecado no Natal é o consumismo?


Num folheto da missa de domingo (04/12/2011), segundo do Advento, referia-se à pregação de São João Batista sobre a chegada do Salvador. O Precursor vem pedir a conversão do coração; deixar o pecado.

No comentário o autor falou apenas do pecado do CONSUMISMO. É certo que é um grave pecado, mas está longe, muito longe, de ser o único que São João Batista veio denunciar e combater. Ele denunciou os pecados de imoralidade e dos maus costumes, dos soldados, dos fariseus e doutores da lei… Os Apóstolos do Senhor, e o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, colocaram imensas listas de pecados; é oportuno e importante recordar alguns deles:

“Porque do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as palavras injuriosas. Estas coisas sãos as que mancham o homem…” (Mt 15,19-20).

“Porventura não sabeis que os injustos não possuirão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os que se dão à embriaguês, nem os maldizentes, nem os roubadores possuirão o Reino de Deus”. (1 Cor 6,9-10).

“Ora, as obras da carne são manifestas; são o adultério, a fornicação, a impureza, e a luxúria, a idolatria, os malefícios, as inimizades, as contendas, as rivalidades, as iras, as rixas, as discórdias, as seitas, as invejas, os homicídios, a embriagues, as glutonarias, e outras coisas semelhantes, sobre as quais vos previno, como já vos disse, que os que fazem tais coisas não possuirão o reino de Deus.” (Gl 5,19-21).

“E não entristeçais (com vossos pecados) o Espírito Santo de Deus, pelo qual fostes marcados com um selo para o dia da redenção. Toda a amargura, e animosidade, e cólera, e clamor, e maledicência, com toda espécie de malícia, seja banida dentre vós.” (Ef 4,30-31).

“Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos perigosos; porque haverá homens egoístas, avarentos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, malvados, sem afeição, sem paz, caluniadores, incontinentes, desumanos, sem benignidade, traidores, protervos, orgulhosos, e mais amigos dos prazeres do que de Deus; tendo uma aparência de piedade, porém não tendo a realidade. Foge também destes!” (2Tm 3, 1-5).

“Mortificai, pois, os vossos membros terrenos: a fornicação, a impureza, a lascívia, os desejos maus e a avareza, que é uma idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da incredulidade”. (Cl 3,5-6).

“Pois basta no tempo passado ter feito a vontade dos gentios, a esses que andaram em luxúrias, em concupiscências, na embriaguez, em excessos de comer e de beber, e no ilícito culto dos ídolos”. (1Pe 4,3)

“Cheios de toda a iniqüidade, de malícia, de fornicação, de avareza, de maldade, cheios de inveja, de homicídio, de contendas, de engano, de malignidade, mexeriqueiros, detratores, inimigos de Deus, injuriadores, soberbos, altivos, inventores de maldades, desobedientes aos pais, insensatos, sem lealdade, sem benevolência, sem lei, sem misericórdia.” (Rm 1, 29-31)

“Porque também nós outrora éramos insensatos, incrédulos, desgarrados, escravos de várias paixões e prazeres, vivendo na malícia e na inveja, dignos de ódio, e odiando os outros.” (Tt 3,3).

“Mas, pelo que toca aos tíbios, e aos incrédulos, e aos execráveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no tanque ardente de fogo e do enxofre, o que é segunda morte”. (Ap 21,8).

Será que não há mais esses pecados no meio do povo?

Por que no Natal escutamos apenas a mesma cantilena do consumismo? Será que esta “evangelização” não está esvaziada daquilo que Nosso Senhor Jesus Cristo e os Apóstolos pregavam? Será que o progressismo religioso e essa mania de relegar a Tradição não estão esvaziando o Santo Evangelho?

Baseado em http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/

NB – Significado de algumas palavras usadas acima:

Sodomia – designação dos pecados cometidos em Sodoma e Gomora, como a homossexualidade ou todo tipo de perversão de homossexuais.

Avareza - apego excessivo a bens materiais, desejando acumular sempre mais, com mesquinhez e sovinice.

Luxúria – atração pelas coisas sensíveis de modo a despertar, próxima ou remotamente, a sensualidade. (Não tem nada a haver com Luxo: que é a conjugação de requinte com a abundância. O luxo, quando praticado sem prejuízo a outrem – ou seja, desde que não se comenta injustiça – é bom.

Malefício – qualquer ato, atitude ou prática de efeito ruim, prejudicial a outrem ou a si mesmo.

Glutonaria – vício do glutão; pessoa que não domina ou não refreia o apetite da comida; guloso: que come excessivamente.

Protervo – indivíduo descarado, imprudente ou desavergonhado.

Fornicação – relação sexual praticada por homem com mulher, não licitamente casados. Aquele que for casado (o homem, a mulher ou ambos), comete adultério.

Lascívia – propensão à imoralidade; que desperta o desejo sexual.

Sem comentários: