EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

POESIA E FRASES SOLTAS



A mais alegre das competições

Belo será o dia em que os seres humanos "competirem" para ver quem pode dar mais... Será a mais alegre das competições. E aquele que "perder" ficará feliz, porque será o que mais "ganhou"; e o que ganhou, se compreender o sentido deste jogo, verá que não há diferença alguma entre o primeiro e o segundo. É a pura felicidade e amor que se doam a si mesmos, aumentando-se, multiplicando-se! Como duas crianças alegres em brincar...

******************

Aquilo que nos salva

"Um dia,
lá para o fim do futuro,
alguém escreverá sobre mim um poema,
e talvez só então eu comece
a reinar no meu Reino."
(Fernando Pessoa)

Podemos até não ter coisa alguma para dar para o outro; nada que o faça ter uma vida mais digna, do ponto de vista do mundo dos homens; mas se soubermos olhar - olhar para a alma da pessoa - então poderemos salvá-la. Ela não passou sozinha no mundo. Não foi uma solitária. E nem precisou morrer para ter a sua "hora da estrela". Viram-na em sua própria vida. Ela foi tocada.

"Fala-se muito sobre a educação, mas alguma memória sagrada e bela, preservada desde a infância é, talvez, a melhor educação. Se um homem carrega várias dessas memórias consigo, elas o salvam para o resto de seus dias. Mesmo se somente uma boa memória vive em nosso coração, ela será o instrumento de nossa salvação algum dia." (F. Dostoiévski)

Olhar e reconhecer é dar dignidade ao outro. É espelhar sua alma e torná-la real em um mundo de sombras e imagens. "É vê-la como Deus a fez".

"Não pode amar a humanidade aquele que não tem um amigo." (Simone Weil)

Sem comentários: