EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

domingo, 23 de outubro de 2011

China: governo continua a ameaçar defensores direitos humanos


Activista chinês Hu Jia, libertado em Junho após cumprir mais de três anos de prisão e agraciado em 2008 pelo Parlamento Europeu com o prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, foi ameaçado novamente ser detido caso continue com a sua militância política e a dar entrevistas à imprensa estrangeira, informaram grupos humanitários.

Hu, de 38 anos, foi ameaçado na sexta-feira passada, por agentes da polícia, que o proibiram de visitar Liu Xia, mulher do Prémio Nobel da Paz, Liu Xiaobo, que está em prisão domiciliária desde Outubro de 2010, soube-se esta semana por elementos de uma ONG, a CHRD Defensores dos Direitos Humanos da China.

Os agentes da polícia ameaçaram ainda prender Hu caso este insistisse em viajar até à província de Shandong para visitar outro activista, o advogado Chen Guangcheng, que está também em prisão domiciliária desde há mais de um ano, por denunciar a prática de abortos forçados na sua província.

Tal como Hu, muitos outros activistas dos direitos humanos, entre os quais o da liberdade religiosa, têm sido ameaçados com detenções administrativas e estão proibidos de dar entrevistas a jornais estrangeiros, medidas que permitem que os cidadãos chineses sejam presos sem acusações e sem julgamento até duas semanas.

Este ano, centenas de dissidentes têm sido alvo de repressão por parte do Estado, que está a procurar sufocar qualquer tentativa no país asiático de repetir os protestos civis da chamada “Primavera Árabe”.

Entretanto, ontem, uma monja tibetana de 20 anos, da região chinesa de Sichuan, ter-se-á imolado pelo fogo hoje em protesto contra a dominação chinesa, segundo noticia a BBC. A confirmar-se, é a nona pessoa - e a primeira mulher - a fazê-lo nos últimos meses.

Activistas do movimento Free Tibet disseram à BBC que outros dois tibetanos foram ainda alvejados pela polícia chinesa durante protestos noutra parte da província. Sichuan, recorde-se, é uma província chinesa vizinha do Tibete e com grande concentração de elementos da etnia tibetana.

Departamento de Informação da Fundação AIS

Sem comentários: