EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 1 de outubro de 2011

Santa Teresa do Menino Jesus,


Virgem e Doutora da Igreja

Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si.
Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional. Faleceu aos 24 anos,
tuberculosa, depois de passar por terríveis sofrimentos. Enquanto agonizava,
ouviu duas freiras comentarem entre si, do lado de fora de sua cela:
"Coitada da Irmã Teresa! Ela não fez nada na vida... O que nossa Madre
poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a
notícia da sua morte?" Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo
das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo. Somente depois de
morta seus escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira
envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade. A jovem e humilde carmelita
que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade (a
célebre "Pequena Via"), foi declarada pelo Papa João Paulo II Doutora da Igreja.

Oração para alcançar a humildade
------------------------------​------------------------------​--------------------
composta por Santa Teresinha

Ó Jesus, estando Vós sobre a terra, dissestes: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma.” Ó poderoso Monarca dos Céus, a minha alma acha o seu repouso contemplando-Vos revestido das aparências e da natureza de escravo, abaixando-Vos até lavar os pés aos Vossos discípulos. Recordo, ó Jesus, as palavras que, para me ensinardes a humildade, pronunciastes nessa ocasião: “Eu vos dei o exemplo, para que, assim como eu vos fiz, assim vós também façais. Não é o discípulo maior do que o seu mestre… Se sabeis estas coisas, bem-aventurados se as praticardes”.Senhor, eu compreendo estas palavras saídas do Vosso coração, manso e humilde, e quero praticá-las, ajudada pela Vossa divina graça. Quero humilhar-me e sujeitar a minha vontade à de minhas irmãzinhas, sem nunca contradizê-las, sem investigar se têm ou não sobre mim direito de mandar.Ninguém, meu Deus, tinha este direito sobre Vós, e todavia obedecestes, não só à Santíssima Virgem e a São José, mas até aos Vossos algozes! E na Santa Eucaristia pondes o cúmulo ao Vosso aniquilamento.Com que humildade, ó Divino Rei da glória, obedeceis a todos os sacerdotes, fervorosos ou tíbios no Vosso divino serviço! Eles podem apressar ou retardar a hora do sacrifício, e Vós estais sempre pronto a descer do Céu.Ó meu bom Jesus, como Vos mostrais manso e humilde debaixo do véu da hóstia imaculada!Ah! não poderíeis Vos humilhar demais para me ensinar a humildade! Para corresponder, pois, ao Vosso amor, quero colocar-me no último lugar e partilhar Convosco as humilhações, afim de ter parte Convosco no reino dos Céus. Suplico-Vos, Divino Jesus, me mandeis uma humilhação toda vez que ousar elevar-me sobre os outros.Mas oh! como sou fraca; de manhã proponho ser humilde, e à noite reconheço ter pecado por orgulho.Vendo-me tal, sou tentada a desanimar, mas sei que também o desânimo é orgulho. Portanto, quero fundar a minha esperança somente em Vós, meu Deus.E já que Vós sois todo poderoso, concedei-me esta virtude, muito desejada. E para que eu seja atendida, repetirei: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!”Ó Jesus, estando Vós sobre a terra, dissestes: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma.” Ó poderoso Monarca dos Céus, a minha alma acha o seu repouso contemplando-Vos revestido das aparências e da natureza de escravo, abaixando-Vos até lavar os pés aos Vossos discípulos. Recordo, ó Jesus, as palavras que, para me ensinardes a humildade, pronunciastes nessa ocasião: “Eu vos dei o exemplo, para que, assim como eu vos fiz, assim vós também façais. Não é o discípulo maior do que o seu mestre… Se sabeis estas coisas, bem-aventurados se as praticardes”.

Senhor, eu compreendo estas palavras saídas do Vosso coração, manso e humilde, e quero praticá-las, ajudada pela Vossa divina graça. Quero humilhar-me e sujeitar a minha vontade à de minhas irmãzinhas, sem nunca contradizê-las, sem investigar se têm ou não sobre mim direito de mandar.

Ninguém, meu Deus, tinha este direito sobre Vós, e todavia obedecestes, não só à Santíssima Virgem e a São José, mas até aos Vossos algozes! E na Santa Eucaristia pondes o cúmulo ao Vosso aniquilamento.

Com que humildade, ó Divino Rei da glória, obedeceis a todos os sacerdotes, fervorosos ou tíbios no Vosso divino serviço! Eles podem apressar ou retardar a hora do sacrifício, e Vós estais sempre pronto a descer do Céu.

Ó meu bom Jesus, como Vos mostrais manso e humilde debaixo do véu da hóstia imaculada!

Ah! não poderíeis Vos humilhar demais para me ensinar a humildade! Para corresponder, pois, ao Vosso amor, quero colocar-me no último lugar e partilhar Convosco as humilhações, afim de ter parte Convosco no reino dos Céus. Suplico-Vos, Divino Jesus, me mandeis uma humilhação toda vez que ousar elevar-me sobre os outros.

Mas oh! como sou fraca; de manhã proponho ser humilde, e à noite reconheço ter pecado por orgulho.

Vendo-me tal, sou tentada a desanimar, mas sei que também o desânimo é orgulho. Portanto, quero fundar a minha esperança somente em Vós, meu Deus.

E já que Vós sois todo poderoso, concedei-me esta virtude, muito desejada. E para que eu seja atendida, repetirei: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!”

Sem comentários: