EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 22 de outubro de 2011

Egipto: Bispos europeus solidários com os irmãos coptas


Depois da sangrenta repressão de 9 de Outubro, no Cairo, contra os cristãos coptas ortodoxos, que protestavam pacificamente por causa do ataque a uma igreja em Assuã, o cardeal Peter Erdő, presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), cujo secretariado tem sede na cidade suíça de São Galo, enviou-lhes uma mensagem de solidariedade.

“Certos de pertencer à mesma comunhão em Cristo, morto e ressuscitado, como bispos da Europa, queremos reafirmar a nossa proximidade a todos os cidadãos do Egipto”.
Os bispos europeus expressaram a sua solidariedade “aos irmãos da comunidade copta, afectados por uma violência assassina contra a paz, a convivência entre as religiões, a liberdade e a dignidade humana”, pode ler-se na carta enviada pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa.

“No Egipto, a amizade existente e demonstrada nos diversos factos recentes entre pessoas de diferentes confissões religiosas é o sinal de uma esperança real”, pode ler-se ainda. “Pedimos aos governos europeus a defesa de todos que, como os cristãos, sofrem agressões por causa da fé, etnia ou classe social”.

O cardeal Erdő exortou ainda à oração, “para que todos os cristãos do Egipto recebam a força de continuar a ser testemunhas autênticas de Cristo e da fraternidade entre todos os homens, sem a qual não haverá um futuro melhor nem para os países nem para a humanidade”.

Departamento de Informação da Fundação AIS

Sem comentários: