EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Síria: o silencioso trabalho das religiosas no mundo árabe


Muitas vezes não se vêem, não se ouvem. É uma presença discreta, mas essencial. No mundo árabe, em permanente convulsão, as irmãs consagradas são, tantas vezes, a única esperança de vida e de sobrevivência para tantas pessoas perseguidas, maltratadas, desalojadas.

São imensos os exemplos das congregações vocacionadas precisamente para o apoio aos mais explorados por uma sociedade que segrega por motivos económicos, culturais e até religiosos.

O trabalho e a presença destas irmãs, entre refugiados, nos bairros mais degradados das grandes cidades, junto das cadeias, apoiando as mulheres vítimas de maus tratos, não tem medida possível.

A Fundação AIS recebe, permanentemente, pedidos de ajuda. As irmãs solicitam orações e, às vezes, pedem apoio material para conseguirem prosseguir com as suas missões. A Congregação das Irmãs do Bom Pastor, na Síria, tem como carisma precisamente cuidar de mulheres e crianças vítimas de grande sofrimento, que procuram protecção contra a exploração e a opressão.

Para isso, constroem casas, criam programas de educação e fundam grupos de auto-ajuda. O trabalho destas irmãs, que é apoiado através dos benfeitores da Fundação AIS, consiste no amparo espiritual e material a famílias jovens, na maioria mães solteiras com os filhos, oferecendo-lhes abrigo. Se não fossem estas religiosas, a maioria destas mulheres cairia nas malhas da prostituição.

Em Damasco, há um projecto-piloto para auxiliar as mulheres e jovens oprimidas. Para o Arcebispo de Damasco, D. Joseph Absi, trata-se de um trabalho prioritário. “A necessidade de ajudar mulheres vítimas de violência e opressão continua a ser urgente, sobretudo porque actualmente também existe uma grande afluência de refugiados iraquianos.”

Mas há mais exemplos que nos chegam do mundo árabe. Em Alexandria, no Egipto, as Servas do Senhor e da Virgem de Matara ensinam as crianças de rua o que é o amor e o respeito, dão-lhes de comer, tratam da sua higiene e recuperam-nas para a reintegração na vida escolar. Além do Egipto, estas irmãs oriundas na sua maioria da América Latina, têm casas também na Síria, Jordânia, Tunísia, Palestina e Iraque. Também as irmãs católicas sírias em Hassake, dão um apoio imprescindível às famílias refugiadas do Iraque e acompanham idosos, doentes e deficientes em dois centros.

O que todas as irmãs têm em comum é a disponibilidade total para viverem os seus carismas em regiões conturbadas, sendo exemplo de fé em Cristo no mundo árabe. A Fundação AIS desenvolve campanhas de apoio ao trabalho destas religiosas, promovendo projectos concretos, recuperando instalações, facilitando meios de transporte, financiando iniciativas locais que são, tantas vezes, a porta estreita entre o nada e uma vida com esperança.

Departamento de Informação da Fundação AIS

Sem comentários: