EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

13.ª Lição - O Sacramento da Penitência ou Confissão


Sendo o pecado uma ofensa a Deus, quem pode perdoar os nossos pecados?
– Só Deus pode perdoar os nossos pecados, graves ou leves.
Como é que Deus perdoa os nossos pecados graves (pecados mortais)?
– Deus perdoa os nossos pecados graves através do sacerdote, no Sacramento da Penitência ou Confissão.
O que tenho de fazer para Deus perdoar os meus pecados graves?
– Estar sinceramente arrependido de os ter cometido e ir pedir perdão no Sacramento da Confissão.
Como é que Deus perdoa os meus pecados leves (pecados veniais)?
– Basta estar arrependido; mas também podemos ir ao Sacramento da Confissão.
Como fazer para me arrepender dos pecados cometidos?
– Ajuda recolher-se durante um tempo e pensar nas ofensas feitas a Deus, aos pais e irmãos, aos colegas e outras pessoas (exame de consciência); para estar arrependido delas, devemos ter pena de as ter cometido (dor de coração) e vontade de não voltar a fazê-las, com a ajuda de Deus (propósito firme de emenda).
A que sacerdote devo ir confessar-me, para pedir perdão a Deus dos meus pecados?
– Podemos ir confessar-nos a qualquer sacerdote que queiramos.
O que é mais importante para me confessar bem?
– Dizer todos os pecados graves se houver e os pecados leves de que me lembrar, sabendo que o sacerdote está em lugar de Jesus.
Que mais ajuda para uma boa confissão?
– Responder com sinceridade às perguntas que o sacerdote faça para me ajudar e ouvir com atenção os conselhos que queira dar.
Como se vê que o sacerdote está em lugar de Jesus?
– Porque o confessor ouve os nossos pecados com muita paciência e só fala deles com Jesus (sigilo sacramental), e depois dá-nos o perdão em nome de Jesus (absolvição).
Como se recebe a absolvição dos pecados?
– Primeiro, faz-se um acto de contrição; e benzemo-nos, quando o sacerdote traça o sinal da Cruz sobre nós.
Que disposições devemos ter depois da Confissão?
– Depois de uma boa confissão, saímos contentes por a alma estar limpa e vamos cumprir quanto antes a penitência dada, com vontade de seguirmos os conselhos recebidos.
Depois da confissão, podemos estar seguros de que não havemos de pecar mais?
– Nunca estamos seguros, apesar da boa vontade, por causa da nossa fraqueza. Mas confiamos em que Deus nos ajudará a evitar o pecado; e, se voltarmos a pecar, já sabemos que Jesus está sempre à nossa espera para nos curar.
Antes de receber a absolvição podemos fazer este acto de contrição:
– «Meu Deus, tende piedade de mim, que sou pecador»;
ou então:
– «Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido; ajudai-me a não tornar a pecar
Fonte: JAM

Sem comentários: