EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A história do casamento entre São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora


São Joaquim morava em Nazaré, povoado da Galiléia, onde tinha família e parentes. Sempre foi homem justo e santo. Possuía compreensão de muitas passagens das Escrituras e dos antigos profetas. Com oração contínua e fervorosa, pedia o cumprimento das promessas divinas. Era homem humilíssimo e puro, de costumes santos e suma retidão, de incomparável modéstia e honestidade.

Já Sant’Ana morava em Belém. Era donzela formosa, castíssima, santa desde a infância, distinta e cheia de virtudes.

Recebeu também grandes e contínuas manifestações de Deus, e sempre exercitava a vida interior com alta contemplação. Era, ao mesmo tempo, muito ativa e laboriosa, alcançando a plenitude da perfeição das vidas ativa e contemplativa. Possuía conhecimento das Sagradas Escrituras e profunda compreensão dos seus significados. Nas virtudes infusas – fé, esperança e caridade – foi incomparável. Orava continuamente pela vinda do Messias.

Em virtude de uma inspiração recebida em sonho, São Joaquim pediu Sant’Ana por esposa. E o casamento realizou-se, obedecendo ambos às disposições rituais da época. Viveram em Nazaré, procedendo e caminhando segundo as leis do Senhor. Com retidão e sinceridade agiam com grande perfeição sem a menor falta. Todos os anos dividiam suas rendas em três partes: a primeira ofereciam ao Templo de Jerusalém para o culto do Senhor; a segunda distribuíam aos pobres; e com a terceira sustentavam-se honestamente. Deus lhes aumentava os bens temporais, porque os distribuíam com tão generosa caridade…

Viviam também na mais completa paz e união sem a menor rusga entre si. Sant’Ana era em tudo submissa à vontade do esposo, e o homem de Deus, por sua vez, antecipava-se para conhecer a vontade da esposa, confiando nela e não ficando decepcionado. Deste modo viveram em tão perfeita caridade, que em toda a vida jamais discordaram, deixando um de querer o mesmo que o outro.

Estes santos passaram casados vinte anos sem ter nenhum filho, até Sant’Ana conceber, de modo maravilhoso, a única filha, destinada a ser a Mãe do Salvador e Redentor da humanidade.

(Fonte: Mística Cidade de Deus )

Sem comentários: