EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 3 de julho de 2010

SÃO TOMÉ APÓSTOLO


De acordo com a tradição, São Tomé pregou a Boa Nova do Evangelho em várias partes do Oriente, e foi receber na Índia a graça do martírio. Teria também estado no Brasil. Narram as Escrituras que duvidou da Ressurreição de Nosso Senhor e por isso teve o misericordioso privilégio de tocar com seu dedo as chagas do Corpo glorioso de Jesus Cristo.
Extraído do livro: Cada dia tem seu santo. De A de França Andrade
A palavra “Tomé” significa “abismo” e “duplicado”, que, em grego, se diz Dídimo.
Outros dizem que Tomé vem de thonos, isto é, “divisão” ou “corte”.
Diz-se ainda que significa abismo, porque mereceu penetrar no mais profundo da divindade, quando Nosso Senhor Jesus Cristo, em resposta à sua pergunta, disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”
Diz-se duplicado, porque conheceu duplamente a Ressurreição do Senhor em relação aos outros Apóstolos. De fato, os outros Apóstolos conheceram vendo. Mas São Tomé conheceu, vendo e apalpando!
Diz-se divisão ou corte, porque separou o seu espírito do mundo, ou porque se separou dos outros quanto à fé na Ressurreição.
Outros interpretam “Tomé” como totus means, “que percorreu tudo”, no amor e na contemplação de Deus. De fato, São Tomé possuiu três qualidades que distinguem aqueles que amam a Deus, acerca das quais São Próspero escreve no De vita contemplativa: “O que é amar a Deus senão conceber, com o espírito, um desejo ardente da visão de Deus, um ódio ao pecado e um desprezo do mundo?”
Outros ainda dizem que Tomé vem de theos, que é “Deus”, e meus, “meu”, como se fosse “meu Deus”, pelo fato dele ter dito, quando testemunhou e acreditou: “Meu Senhor e meu Deus.”
[Fonte: Legenda Áurea, de Jacques de Voragine]

Sem comentários: