EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como suportar os defeitos dos outros? Só com caridade


Pratique a caridade. A caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, não assombrar-se com sua fraqueza, edificar-se com os mínimos atos de virtude que eles praticam. Mas sobretudo a caridade não deve ficar absolutamente fechada no fundo do coração. “Não se acende uma lâmpada, disse Jesus – e se coloca debaixo do alqueire, mas no candelabro e assim ela brilha para todos os que estão na casa”. Parece-me que este luzeiro representa a caridade, a qual deve iluminar, alegrar, não só aqueles que me são mais caros, mas todos os que se acham na casa, sem exceção de ninguém.(p. 99).

As criaturas são degraus, instrumentos, mas é a mão de Jesus que tudo dirige. Não é preciso ver outra coisa a não ser Ele, em tudo. (p. 85).

Quanto mais unida estou a Jesus, mais amo também minhas irmãs. (p.99).

Quando a caridade lançou raízes profundas na alma, revela-se também externamente. Existe uma maneira tão elegante de recusar aquilo que não se pode fazer, que a recusa causa tanto prazer quanto o favor.

Não basta presentear qualquer pessoa que me pede alguma coisa, mas é preciso que eu vá ao encontro dos seus desejos, que me mostre muito grata e honrada por me tornar útil; e, se tirarem de mim alguma coisa que é de meu uso, não devo demonstrar que deploro a falta que dela sinto, mas, pelo contrário, que eu pareço feliz por estar livre dela. (p. 100).

(O CAMINHO DAS PEQUENAS COISAS – Santa Terezinha do Menino Jesus –Cidade Nova Editora, SP – 1ª. edição, 1986).

Sem comentários: