EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Gênesis, 30


1. Vendo que não dava filhos a Jacob, Raquel ficou com inveja da sua irmã e disse a Jacob: «Ou me dás fi-lhos ou eu morro».
2. Jacob ficou irritado com Raquel, e disse: «Acaso sou eu Deus para te negar a maternidade?»
3. Raquel respondeu: «Aqui está a minha serva Bala. Une-te a ela, para que ela dê à luz sobre os meus joelhos. Assim terei filhos por meio dela».
4. Então Raquel deu-lhe a sua serva Bala como mulher, e Jacob uniu-se a Bala.
5. Bala concebeu e deu à luz um filho a Jacob.
6. Raquel disse: «Deus fez-me justiça; ouviu a minha voz e deu-me um filho». Por isso, chamou-lhe Dã.
7. Bala, a serva de Raquel, concebeu outra vez e gerou um segundo filho a Jacob.
8. Raquel disse: «Deus fez-me competir com minha irmã, e eu venci». E ela chamou-lhe Neftali.
9. Lia, vendo que não tinha mais filhos, tomou a sua serva Zelfa, e deu-a por esposa a Jacob.
10. Zelfa, a serva de Lia, gerou um filho a Jacob.
11. Lia disse: «Que sorte!» E ela chamou-lhe Gad.
12. Zelfa, a serva de Lia, gerou um segundo filho a Jacob.
13. Lia disse: «Que felicidade! As mulheres felicitar-me-ão». E chamou-lhe Aser.
14. Um dia, durante a ceifa do trigo, Rú-ben saiu para o campo, encontrou mandrágoras, e levou-as à sua mãe Lia. Raquel disse a Lia: «Dá-me parte das mandrágoras do teu filho».
15. Lia respondeu-lhe: «Achas pouco teres-me tirado o marido? Agora queres também as mandrágoras do meu filho?» Raquel respondeu: «Pois bem! Que ele durma esta noite contigo, em troca das mandrágoras do teu filho».
16. Quando, à tarde, Jacob voltou do campo, Lia foi ao seu encontro e disse-lhe: «Vem dormir comigo, pois com as mandrágoras do meu filho comprei o direito de dormir contigo». E Jacob dormiu com Lia nessa noite.
17. Deus ouviu Lia: ela concebeu e gerou um quinto filho a Jacob.
18. E Lia disse: «Deus pagou o meu salário, por ter dado a minha serva ao meu marido». E chamou-lhe Issacar.
19. Lia concebeu mais uma vez e gerou um sexto filho a Jacob.
20. E Lia disse: «Deus fez-me um grande presente! Agora dominarei o meu marido, pois lhe dei seis filhos». E chamou-lhe Zabulon.
21. Em seguida, Lia deu à luz uma filha, e chamou-lhe Dina.
22. Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu-a e tornou-a fecunda.
23. Raquel concebeu e deu à luz um filho. E disse: «Deus retirou a minha vergonha».
24. Ela chamou-lhe José, dizendo: «Que Javé me dê mais um».
25. Quando Ra-quel deu à luz José, Jacob disse a Labão: «Deixa-me partir para a minha casa e para meus pais.
26. Dá-me as minhas mulheres, pelas quais te servi, e meus filhos, que eu ir-me-ei embora, pois tu sabes com quanto zelo te servi».
27. Labão disse-lhe: «Que pena! Vim a saber por um oráculo que Javé me abençoou por tua causa».
28. E acrescentou: «Diz agora que salário queres e eu pagarei».
29. Jacob respondeu: «Tu sabes como te servi e como os teus bens se multiplicaram comigo.
30. O pouco que possuías antes de mim cresceu imensamente, porque Javé te abençoou por minha causa. Agora, já é tempo de eu fazer alguma coisa pela minha família».
31. Labão perguntou: «Quanto te devo pagar?» Jacob respondeu: «Não precisas de me pagar nada. Faz apenas o seguinte: eu voltarei a pasto-rear e guardar o teu rebanho.
32. Hoje vou passar pelo meio do teu rebanho; separa todo o animal negro entre os cordeiros e o que é malhado ou pintado entre as cabras. Esse vai ser o meu salário,
33. e a minha honestidade testemunhará por mim no futuro: quando chegar o momento de me pagares, tudo o que não for pintado ou malhado entre as cabras ou negro entre os cordeiros, é porque eu os roubei».
34. Labão disse: «Está bem, seja como propões».
35. Nesse dia, Labão separou os bodes listrados e malhados, todas as cabras ma-lhadas ou com manchas brancas, e todos os cordeiros negros. Labão entregou-os a seus filhos,
36. e mandou-os levar a três dias de caminhada de onde Jacob estava. Entretanto Jacob ficou apascentando o resto do rebanho de Labão.
37. Jacob tomou varas verdes de álamo, de amendoeira e de plátano, descascou-as em tiras brancas, deixando aparecer a parte branca das varas.
38. Em seguida, colocou as varas assim descascadas nos bebe-douros diante do rebanho, onde as ove-lhas costumavam beber água, para que os machos cobrissem as fêmeas quando fossem beber água.
39. Os animais acasalavam-se diante das varas e pariam crias listradas, pintadas e malhadas.
40. Quanto aos cordeiros, Jacob separou-os e virou o rebanho para o lado dos listrados e de tudo o que era negro no rebanho de Labão. Deste modo, ele separou os seus rebanhos e não os juntou ao rebanho de Labão.
41. Além disso, cada vez que os animais robustos se acasalavam, Jacob colocava as varas nos bebedouros diante dos animais, para que eles se acasalassem diante das varas.
42. Quando os animais eram fracos, Jacob não colocava as varas, de modo que ficavam para Labão os cordeiros fracos, e os robustos ficavam para Jacob.
43. Deste modo, Jacob enriqueceu muitíssimo, tinha muitos rebanhos, servos e servas, camelos e jumentos.

Sem comentários: