EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Por que Nosso Senhor Jesus Cristo se calou perante Pilatos?


Numa sala de aula de um colégio católico, alguns alunos conversavam a respeito de temas religiosos e se perguntavam qual era a religião verdadeira.

O professor de História, tido por muito culto, entra na sala e, informado do assunto que estava sendo debatido, afirmava como se fosse um oráculo: “Não se pode saber qual religião é a verdadeira, porque o próprio Cristo, quando interpelado por Pilatos sobre o que era a verdade, nada respondeu.”

Essa intervenção do professor fez cessar a conversa dos alunos. Mas, um destes, mais estudioso e sério, foi pesquisar a importante questão.

E lendo a famosa obra “Legenda Aurea” de Jacques de Voragine, encontrou este interessante trecho:

“Mas porque o Senhor, durante Sua Paixão, se calava em presença de Herodes, de Pilatos e dos Judeus?

Há três razões para isso:

A primeira é que eles não eram dignos de ouvir Sua resposta; a segunda, porque Eva tinha pecado falando demais e então Jesus Cristo quis reparar calando-se; a terceira é porque qualquer que fosse a resposta saída de Sua boca, eles o caluniariam e deturpariam tudo”. (LA LEGENDE DORÉE, Garnier Flamarion, Paris, 1967, tomo I, p. 261)

O aluno, então, concluiu de si para consigo: Realmente há pessoas tão empedernidas no mal que diante delas a atitude mais perfeita é o silêncio.

(Agência Boa Imprensa, ABIM, n° 496, março de 1989)

Sem comentários: