EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 25 de setembro de 2010

Violências islâmicas contra os católicos no Paquistão: “diálogo” não adianta


“Em Waris Pura a polícia está por todo lado. Depois do ataque na noite passada, a situação está ainda muito tensa e as famílias cristãs estão fechadas em casa, com medo. Com outros três sacerdotes passamos a noite em branco girando pelo bairro, pedindo aos cristãos para não reagir à violência com violência": foi o que disse à Agência Fides, Pe. Pascal Paulus, dominicano, pároco da Igreja do Santo Rosário em Waris Pura, subúrbio de Faisalabad, depois da note agitada, em que a comunidade católica viveu a emergência, o medo, o terror de um massacre, o desejo de "fazer o possível para evitar uma tragédia". Ao chegar da noite – conta à Fides o religioso – “um grupo de mais de 2.000 militantes islâmicos armados, divididos em grupos atacou o bairro cristão de Waris Pura. Eram grupos incontroláveis: devastaram estradas e lojas, atiraram, destruíram, saquearam e incendiaram. Há alguns cristãos feridos, mas o resultado poderia ter sido bem mais grave”.
Ontem foi um dia trágico para a Igreja de Faisalabad: os dois irmãos Rashid e Sajid Emmanuel, de família católica, acusados e presos por “blasfêmia”, fora barbaramente assassinados na saída do tribunal onde haviam participado da audiência que os inocentou. Estavam para ser postos em liberdade definitivamente, quando um comando de homens armados surpreendeu-os a tiros, ferindo o policial que os acompanhava.
O episódio gerou desconforto nos cristãos que foram para as ruas, manifestando dor, pranto, protesto: “Em clima de grande tensão emotiva, gritaram e houve reação isolada e lançamento de pedras contra lojas muçulmanas”, conta à Fides pe. Khalid Rashid Asi, Vigário geral da diocese de Faisalabad.

A reação dos extremistas islâmicos não demorou: alguns pregadores das mesquitas vizinhas a Waris pura exortaram muçulmanos a “combater os infiéis”: à noite, uma multidão de mais de 2.000 militantes deixaram Waris pura a ferro e fogo. Pe. Khalid continua: “Eu e mais três sacerdotes fomos de porta em porta, durante toda a noite, para falar com os cristãos, pedindo-lhes que não reagissem para não desencadear uma perigosa espiral de violência e vingança. Dissemos a eles: nós somos de Cristo, amamos a paz, perdoamos os nossos agressores”.
Depois da intervenção da polícia, que a muito custo restabeleceu a ordem, esta manhã, o Bispo de Faisalabd, Dom Joseph Coutts, celebrou os funerais dos dois irmãos assassinados. Estava presente, entre outros, pe. Emmanuel Mani, Diretor nacional da Comissão “Justiça e Paz” dos Bispos paquistaneses e uma multidão de mais de 500 fiéis. “Muitos fiéis permaneceram em suas casas por medo. Também vieram alguns líderes islâmicos para manifestar solidariedade e condenar a violência”, conta à Fides pe. Khalid. A família dos dois irmãos era católica e ambos receberam o batismo católico. Rashid só recentemente frequentou um curso com um grupo cristão protestante para a pregação da Bíblia.
“Eram dois inocentes. São os nossos mártires. Nós pedimos somente respeito, paz, igualdade e direitos. Até quando estiver em vigor essa lei da blasfêmia no Paquistão acontecerão ainda mais episódios como este”, conclui pe. Khalid. (PA) (Agência Fides 20/7/2010
Bandos de fanáticos islâmicos vem semeado a morte e o terror nos bairros cristãos de Faisalabad, no Paquistão, contou à Agência Fides, o Pe. Pascal Paulus OP, pároco da Igreja do Santo Rosário.
“Eram grupos incontroláveis: devastaram estradas e lojas, atiraram, destruíram, saquearam e incendiaram”, disse o sacerdote.
Em julho, os jovens católicos Rashid e Sajid Emmanuel foram falsamente acusados e presos por “blasfêmia” contra o Corão.
A Justiça os inocentou e liberou, mas foram barbaramente assassinados na saída do tribunal.
De nada adiantaram as tentativas de “diálogo inter-religioso” com os líderes religiosos muçulmanos locais, reconheceu o Pe. Aftab James Paul, chefe da Comissão para o Diálogo da diocese.
No mundo islâmico, esse “diálogo” relativista é visto como um sinal de debilidade dos católicos, fato que os encoraja para novas violências.

Fonte: Luz de Cristo

Sem comentários: