EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 21 de maio de 2011

Como é doce esperar, quando se espera no Coração de Jesus


Queria meditar como o culto do Coração de Jesus transfigura esta virtude da esperança.

Que é afinal a esperança teologal? É a virtude pela qual, fundando-me na bondade de Deus para com suas criaturas, em suas promessas… eu espero Nele, eu espero ao mesmo tempo dEle todos os socorros que me conduzem a Ele! A esperança teologal apoia-se em Deus; se e Ele antes de tudo que ela espera, é dEle que ela O espera, Ele próprio, e todos os bens criados que Ele nos quer dar.

A bondade infinita de Deus para conosco, e que nos é soberanamente útil: eis aí seu motivo geral. Mas este motivo, na devoção ao Coração de Jesus, aparece-me sob um aspecto comovente! Vejo a bondade infinita como amando o mundo e a mim até a Cruz, até a Eucaristia. E se o motivo preciso da esperança é a onipotência auxiliadora de Deus, como ela falará a meu coração quando eu tiver compreendido bem nossa cara Devoção!

Quando uma alma compreendeu bem esta grande Devoção, parece-me que o esmorecimento e o desespero são impossíveis. Veja na mais amável luz o motivo da esperança: a bondade de Deus, suas promessas… já não são abstratas, eu as vejo e as ouço em Jesus no Calvário e no Altar.

Nele, a Onipotência aparece-me soberanamente terna. E todos os socorros que, cada dia a cada instante, recebo, os vejo partindo de Seu Coração. E não serei corajoso e confiante nesta peregrinação rumo ao fim último que é a vida? Então, não serei generoso em fugir de todo pecado, em aproveitar toda graça, quando tenho em Vós, ó Jesus, o próprio amor?

- Santo Afonso Maria de Ligório -

Extraído do livro: O Sagrado Coração de Jesus – Escola de amor e bondade para uma nova civilização
fonte; AASCJ

Sem comentários: