EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Interceda junto a Nossa Senhora do Sagrado Coração


“Missionários do Sagrado Coração de Jesus” é uma Congregação religiosa de sacerdotes e irmãos leigos fundada com o objetivo de difundir o conhecimento e a prática da devoção ao Coração de Jesus, segundo revelação de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque.

O lema da Congregação é “Ametur ubique terrarum Cor Jesu Sacratissimum” (que o Sagrado Coração de Jesus seja amado em todas partes). Foi fundada em Issoudun, arquidiocese de Bourges, França, pelo Abade Jules Chevalier, no século XIX. Quando o Padre Chevalier era estudante, ele constituiu uma associação de seminaristas à qual deu o nome de Cavaleiros do Sagrado Coração e de Maria.

Mais tarde, convenceu-se que Deus lhe pedia a fundação de um grupo de missionários, e iniciou uma novena a Nossa Senhora, juntamente com um de seus primeiros companheiros, o Padre Maugenest. Ambos fizeram uma promessa: caso sua oração fosse ouvida, propagariam a devoção ao Coração de Jesus e fariam “por todos os meios possíveis, que Maria fosse conhecida e amada de uma maneira especial”. Ao terminar a novena à Virgem, obtiveram tantas generosas promessas (econômicas), que foi possível iniciar sua obra. Anos mais tarde eles poderiam dizer: “Nossa Senhora fez tudo em nossa Congregação”.

A primeira imagem

Durante o verão de 1857, na hora do descanso comunitário, o Padre Chevalier e seus companheiros discutiam os planos e as idéias sobre a nova igreja que estavam construindo. O fundador perguntou aos demais com que título Nossa Senhora deveria ser venerada no futuro santuário. Foram apresentadas várias propostas. Ele já estava quase decidido, após longas reflexões.

Falou, portanto, de honrar a Virgem com o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração, dando à escolha uma explicação. Para ele aquele título indicava que Maria Santíssima havia sido preferida entre todas as mulheres pelo Coração amante de Deus, que havia sido destinada a ser mãe dos homens para levá-los ao Coração de seu Filho. Enfim, que era Ela nossa poderosa advogada perante o Coração de seu Divino Filho.

A idéia estava clara e era fácil de compreender. Todos se entusiasmaram. No início de 1861, quando eram feitos os preparativos para a inauguração da primeira parte das obras, o Padre Chevalier dispôs que fosse colocado um vitral policromado com a imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Esta foi a primeira imagem da invocação.

Expansão Universal

O fundador dos Missionários do Sagrado Coração estava convencido de que propagar a devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração era um meio efetivo para cumprir a missão de sua Congregação de aproximar os homens do Coração de Jesus. A difusão da nova devoção foi realmente extraordinária.

Em 1864, foi fundada uma associação de devotos, honrada com o título oficial de Arquiconfraria de Nossa Senhora do Sagrado Coração, sendo-lhe outorgadas numerosas indulgências. Milhares de devotos nela se inscreveram. Nem todos apreciaram o conteúdo teológico que lhe dava o Padre Chevalier; a muitos interessou mais o “poder de intercessão” de Nossa Senhora. Mas, o que preocupava o fundador era a indiferença religiosa e para opor-se a ela idealizou vários caminhos. A arquiconfraria era um deles, Nossa Senhora faria o resto.

A popularidade da devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração foi um dos motivos que levou um bom número de jovens estrangeiros a pedir sua admissão na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração.

A sede central tanto da Congregação como da Arquiconfraria encontra-se em Roma.

Fonte: Heroínas da Cristandade/AASCJ

Sem comentários: