EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

domingo, 5 de junho de 2011

Deixa a Raiva Secar


Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um jogo de chá, todo branquinho,
com enfeites rosa.
No dia seguinte, Júlia sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar.
Mariana não podia, pois iria sair com a sua mãe naquela manhã.
A Júlia então, pediu à colega que lhe emprestasse o seu conjunto de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio.
Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.
Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjunto de chá deitado no chão.
Faltavam algumas xícaras e a bandeja estava toda quebrada.
Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou: "Está a ver, mãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei-lhe o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deitou tudo no chão."
Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia
pedir explicações.
Mas a mãe, com muito carinho ponderou: "Filhinha, lembras aquele dia quando tu saíste com o teu vestido novo todo branquinho e um carro, passando, atirou lama na tua roupa?
Ao chegar a casa tu querias lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou.
Lembras o que a vovó disse?
Ela disse que era para deixar o barro secar primeiro. Depois era mais fácil limpar.
Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro.
Depois é mais fácil resolver tudo."
Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho da mãe e foi para a sala ver televisão.
Logo a seguir alguém tocou à campainha.
Era a Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão.

Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela disse: "Mariana, sabes aquele menino mau da outra rua que anda a correr atrás da gente? Ele quis brincar comigo e eu não deixei. E ele ficou bravo e estragou o brinquedo que tu me tinhas emprestado.
Quando eu contei à mãe ela ficou preocupada e foi a correr comprar outro brinquedo igualzinho para ti. Espero que não fiques com raiva de mim. Não foi minha culpa."
"Não há problema, disse Mariana, a minha raiva já secou."
E dando um forte abraço à sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para o quarto para lhe contar a história do vestido novo que havia sujado de barro. Nunca tomes qualquer atitude com raiva.
A raiva cega-nos e impede que vejamos as coisas como elas realmente são. Assim evitarás cometer injustiças e ganharás o respeito dos demais pela tua posição ponderada e correcta diante de uma situação difícil.
Lembra-te sempre: Deixa a raiva secar!
Autor Desconhecido
fonte: JAM

Sem comentários: