EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alguém reza por voce: Os Cartuxos


Quem procurar no meu blog, vai encontrar algumas postagens sobre São Bruno, os frades cartuxos e sobre a Cartuxa. Os licores que eles produzem são uma preciosidade. Além do silencio, os monges trabalham cultivando a terra, plantando, trabalhando em diversas atividades, enfim, vivendo uma vida perfeitamente cristã. A Cartuxa é sem dúvida alguma uma ordem religiosa sem igual. Muitas vezes questionamos: “Somos pecadores, e no entanto Deus nos dá tantas graças maravilhosas... Sabe por que? Porque em alguma parte do mundo os cartuxos estão rezando por você....”

O mundo das orações e sacrifícios é um mundo santo. “Rezai e fazei penitência” – disse Nossa Senhora de Fátima. E quando nós rezamos um simples “Pai Nosso” e uma simples “Ave Maria” achamos que já fizemos nossa obrigação. Quanto tempo nós desperdiçamos nas coisas do mundo, e para Deus quanto tempo dedicamos? Não nos esqueçamos que Deus nos criou para conhece-Lo, amá-Lo e servi-Lo. No trabalho, nos estudos, na nossa família, em nosso dia-a-dia, tudo devemos fazer sempre no intuito de agradar e servir a Deus.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre os cartuxos e o famoso licor por eles produzido, recomendo as seguintes postagens:

http://almascastelos.blogspot.com/2010/08/o-medico-ateu.html
http://almascastelos.blogspot.com/2010/09/cartuxa-os-cartuxos-e-o-chatreuse.html

Aqui segue a história de hoje:

Entre as ordens religiosas existentes no mundo uma das mais singulares é, sem dúvida, a ordem dos frades cartuxos, fundada por São Bruno.

Os frades cartuxos obedecem a uma disciplina extremamente severa e fazem voto de silencio.

Pela manhã assistem, em conjunto, à missa e cantam; fazem apenas uma refeição diária e os dias sem pronunciar palavra, em preces e meditações.
Cada frade cartuxo tem a sua cela num pavilhão isolado; em cada cela existe o leito do religioso, um crucifixo e, ao lado do leito, cavada no chão, uma sepultura aberta. Isso é feito para que o frade silencioso, que passa a vida em penitência, medite a cada momento sobre a morte.

Na cidade de Burgos, na Espanha, ergue-se atualmente um pequeno mosteiro de frades cartuxos. Na igreja desse mosteiro existe uma imagem de São Bruno que é um trabalho de rara perfeição. Quem observa essa imagem tem a impressão de que se trata de uma figura viva colocada, entre flores, no altar.

Certa vez, um viajante, acompanhado de um guia, visitava a igreja dos frades cartuxos. Ao dar de rosto com a imagem admirável de São Bruno não pode conter a admiração e exclamou:

- É perfeita! Só falta falar!

- Engana-se, senhor – respondeu, respeitoso, o guia. – Essa imagem é perfeita precisamente porque não fala. São Bruno era cartuxo, não falava!

Eis o caso único em que, diante de uma figura, reprodução artística de um ser humano, não seria aceitável a expressão corrente: “só falta falar”.

(fonte: "A Estrela dos Reis Magos - Malba Tahan)/blog Almas Castelos

2 comentários:

Paulo disse...

Um excelente artigo sobre uma ordem pela qual nutro uma enorme empatia.

Anónimo disse...

Obrigado pelas suas palabras de elogio. Nossa Ordem, pela graça de Deus, é o que é, nós só procuramos corresponder a essa graça divina sentindo-nos tao fracos como todos os redimidos de nosso Senhor. É por isso que contamos com a oraçao de todos para seguir neste caminho. Como nós rezamos por todos nossos irmaos e irmas para que sigam cada um o seu, para glória de Deus.
Agora sím, eu lhe informo de que referente a nossa Ordem, às vezes, se mistura muita lenda, como é a de acreditar que temos junto de nós uma cova e que cada a cavamos um poquitinho. Não, nunca tivemos tal coisa, mas sim sabemos que cada dia pode ser o último, a última oportunidade de amar ao Amor como Ele merece. É por isso que cada dia, para nós, é como o último e o primeiro à vez.
Nada mais. Unidos na oracão. Não costuma entrar nos blog, mas ao ver escrito isto, me atrevi a fazer este comentário.
Um irmão cartuxo.