EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Graça e Livre Arbítrio


“Criaste-nos para vós Senhor e o nosso coração não descansa enquanto, não repousar em vós” - S. Agostinho –
… Se olharmos para dentro de nós mesmos, veremos que não encontraremos, por nós mesmos, a solução que precisamos, porque não somos completos. Não somos completos, porque precisamos de Deus, para o ser. Só com Deus seremos de fato completos, porque viemos dele e para ele havemos de voltar. Diz S. Agostinho: “Criaste-nos para vós Senhor e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em vós”. Onde poderemos repousar senão em Deus? Onde depois de termos falhado em tudo na nossa vida, depois de termos perdido a confiança em nós mesmos, em quem podemos verdadeiramente confiar? Noutro homem, falível como nós?

S. Tomás de Aquino, através das suas 5 provas de que é necessário que exista Deus, diz também que é necessário que exista um ente que seja perfeito. Por Deus ser de fato completo é o único em quem podemos confiar, porque é impossível que deixe de existir, ao contrário do homem.

Mas, para seguir a Nosso Senhor Jesus Cristo é de fato necessário a graça. Ela é a base que sustenta nosso livre arbítrio. Isto foi dito mais ou menos assim há pouco tempo pelo Papa. Sem a graça não somos livres e sem livre arbítrio, não podemos usufruir em toda a plenitude da graça. É Nosso Senhor que nos diz: “Sem mim nada podeis fazer”.

Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 5,20).

Por vezes ao ler a Sagrada Escritura ficamos intrigados com esta e outras passagens. Uns caem no erro da predestinação incondicional, ou seja, que tudo só depende da graça; outros caem no erro do pelagianismo, ou seja, que tudo é livre arbítrio, quando na verdade o Senhor nos fala das duas, como uma interagindo com outra. Ao longo de minha vida cristã lutei no meu pensamento tentando perceber isto. Só ultimamente percebi que a Graça não força a uma resposta, mas deixa a possibilidade de escolher e por isso o livre arbítrio é necessário para que amemos a Deus com total liberdade e possamos finalmente chegar à salvação eterna.

Extraído de vocacionadosdedeusemaria.blospot.com/)/AASCJ

Sem comentários: