EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A IGREJA NO MUNDO


“Os nossos irmãos perseguidos são a elite da Igreja; sermos solidários para com eles é uma questão de honra.”

Padre Werenfried (1913-2003)

Queridos Amigos,

São 35 km a pé. E outros 35 para voltar, agora carregado com duas figuras que foi comprar a Lyon. São dois anjos que o Santo Cura de Ars quer colocar junto ao tabernáculo da sua modesta igreja. Ano após ano, foi melhorando o espaço e embelezando as vestes litúrgicas. O melhor que ele tinha era o mínimo que concebia dar a Deus.

Isto lembra-me a história de um missionário a quem colocaram uma dolorosa pergunta: “Como é que hei-de acreditar que o teu Cristo é o Deus verdadeiro se me convidas a adorá l’O numa garagem? Vem comigo… vou mostrar-te o que considero ser uma verdadeira casa de Deus na terra.” O missionário percebeu logo. Como jovem padre, tinha visitado algumas comunidades aimaras no cimo da cordilheira dos Andes. Um terramoto tinha destruído as igrejas de várias povoações. Nalgumas delas, as igrejas foram reconstruídas com muito esforço. Noutras, as pessoas deixaram passar o tempo e, onde não havia uma igreja de pedra e madeira, foi morrendo, a pouco e pouco, a Igreja feita de corações vivos. Assim, brevemente surgiram seitas. Noutras aldeias ainda, restou apenas uma vaga religiosidade.

No último dia de Fevereiro de 2010, o Chile foi assolado por um devastador terramoto. A sua violência deixou milhões de pessoas sem casa, sem escolas, sem hospitais e também sem igrejas. A Igreja Católica deu resposta imediata. A nossa Obra no Chile dispôs-se a assumir o financiamento de um novo modelo de igreja de emergência, projectado por um arquitecto de renome. A solução demonstrou ser prática, económica e harmoniosa. Nesta igreja de emergência, uma estrutura metálica suporta uma tenda com a forma do manto deMaria, Mãe de Deus. O interior tem muita luz, é acolhedor e oferece protecção. Em menos de oito meses, a AIS no Chile juntou os meios necessários para construir 42 destas igrejas nas localidades mais atingidas. Ainda há muito para fazer a fim de evitar que o cataclismo tenha consequências pastorais graves. “Esta nova igreja prova-nos que não estamos sós nem abandonados. Estou fascinado e agradecido por esta ajuda eficaz”, diz o Pároco de Yáquil. “Celebrei missas na rua e funerais em casa dos falecido . Com esta capela recuperámos a dignidade do culto sagrado”, afirma o Pároco de El Olivar.

Estas capelas de emergência são apenas um primeiro passo. Serão precisas décadas para reconstruir as igrejas e casas paroquiais necessárias. E o Chile é apenas um entre muitos países. Deus merece mais do que garagens e corações vazios. Não deixemos passar o tempo. Colaboremos na construção do reino de Deus.

Agradeço-vos e abençoo-vos.

Padre Joaquín Alliende, Presidente
fonte: FAIQS

Sem comentários: