EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 16 de outubro de 2010

DEPRESSÃO


“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?
Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.”
Salmo 42:5;11 e 43:5

Há vários tipos de depressão... Alguns tipos carecem de tratamento médico ou psicológico, que muitas vezes exige até hospitalização. O tipo mais comum, que vez por outra atinge a maioria de nós, é chamado de “melancolia” ou “ficar para baixo”. Nos salmos 42 e 43, o salmista chama de “abatimento da alma”. É mais ou menos como o relato de certa mãe, que assim se expressou: “Minha carga é pesada e há momentos que me sinto sem forças para continuar... Agora, por exemplo, estou há vários meses desempregada e não consigo colocação em lugar algum... Sinto-me sozinha, deprimida, e desanimada com todos os meus problemas. Não tenho a quem recorrer”...

Os salmos 42 e 43 estão interligados e talvez fossem um único salmo, originalmente. Utilizam linguagem semelhante e registram a mesma carência: saudades do templo e um forte desejo de voltar a Jerusalém para prestar adoração no altar do Senhor. No salmo 42:4, o salmista diz: “Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se me derrama a alma –, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa”. E no salmo 43:4, ele declara: “Então irei ao altar de Deus, de Deus que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.”

O salmista expressa o seu desânimo, ao relatar:- “Sinto abatida dentro em mim a minha alma” (42:6); e “dentro de mim se me derrama a alma”; reclama que os seus inimigos o insultam e oprimem, dizendo repetidamente: “O teu Deus, onde está?”. Sua mente fica confusa, “perturbada”, ele chora, dia e noite, e fica se perguntando: “por que estás abatida, ó minha alma? Por quê te perturbas dentro em mim?” (42:5). A crise se agrava, e, em meio ao mais profundo abatimento, ele fraqueja e formula a pergunta, que não consegue evitar: “O teu Deus, onde está?” (42:3).

Embora os salmos 42 e 43 registrem esses momentos tristes, de abatimento de alma, a mensagem global é positiva: demonstra o anelo da alma por Deus, e a confiança do salmista no Senhor. Esses dois salmos, eram, na realidade, um cântico, dividido em três partes. E, o refrão, que é repetido três vezes (42:5;11 e 43:5), enfatiza justamente a fé e a confiança do salmista no Senhor, para a superação da crise: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” Esses salmos revelam também três passos importantes, que devemos dar, para alcançarmos, em Deus, a cura para os abatimentos da alma:

Em primeiro lugar, precisamos identificar as razões do abatimento de nossa alma. “Por que estás abatida, ó minha alma.” (42:11). Em segundo lugar, para sair da crise, devemos buscar ao Senhor, com intensidade de alma, com real desejo de saciar a sede: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo...” (42:1-2). Em terceiro lugar, para acalmar e aquietar a nossa alma, precisamos reafirmar a nossa fé, declarando que o auxílio de Deus não falha; precisamos dizer para a nossa alma: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei...” (42:5).

Sem comentários: