EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 9 de outubro de 2010

Um porteiro canonizado


André Bessette: humilde porteiro, foi canonizado

Infância

Bessette nasceu em 1845 num povoado chamado Mont-Saint-Grégorie, a 40 km de Montreal, no Canadá, no seio de uma família operária. Quando pequeno, tinha tantas complicações de saúde que os seus pais quiseram baptizá-lo no mesmo dia que nasceu, pensando que não sobreviveria. Mas morreu aos 91 anos.
Ficou órfão de pai aos 9 anos e de mãe aos 12. Ele e os seus 11 irmãos ficaram sob o cuidado dos seus tios.
Maria e José converteram-se em seus pais adoptivos. Este período permitiu ao irmão André consolidar fortemente a sua relação com Deus, em vez de se afastar, pelos lamentáveis acontecimentos da sua vida.
Tinha 20 anos quando viajou aos EUA junto com um grupo de imigrantes para trabalhar no sector têxtil. Em 1867 regressou ao Canadá para realizar outros trabalhos. Foi quando o seu pároco quis enviá-lo à Congregação da Santa Cruz, onde inicialmente foi rejeitado pelos problemas de saúde que continuavam ao longo da sua vida. Mas o bispo de Montreal, Dom Ignace Bourget, pediu que reconsiderassem a decisão, e Alfred foi aceito em 1872.

Porteiro

O irmão Bessette foi designado como porteiro do colégio de Nossa Senhora das Neves, próximo de Montreal. Também realizava outros trabalhos ocasionais. Mas ele quis fazer deste um trabalho que fosse algo mais que abrir a porta: recebia os visitantes e seus parentes. O próximo convertia-se assim na realidade mais importante para o irmão André.
A sua vida espiritual, as suas palavras simples mas cheias de sentido fizeram que cada vez mais as pessoas falassem do porteiro daquele colégio. Muitos enfermos iam pedir-lhe consolo, oração e conselhos. Ele sabia que não se pode amar verdadeiramente a Deus sem amar o próximo nem amar os demais, sem reconhecer a presença de Deus neles.
Uma multidão diária de enfermos, aflitos e pobres de todos os tipos, de deficientes e feridos pela vida encontravam nele, sentado na portaria do colégio, acolhimento, escuta, apoio e fé em Deus”, disse o Papa João Paulo II durante a homilia da sua beatificação, em Maio de 1982. O irmão Bessette dava a todos o mesmo conselho: buscar a intercessão de São José, orar e acorrer aos sacramentos.
Ele dizia aos enfermos que se ungissem com o óleo da lâmpada que havia numa capela que tinha o nome do santo. Muitos fiéis que fizeram isto ficaram curados, apesar de estarem desenganados pelos médicos. Alguns começaram a dizer que este religioso fazia milagres. Ele insistia que o responsável pelas curas era São José. E por isso, em 1904, teve a iniciativa de construir um santuário em sua honra.
O irmão Bessette começou a reunir um número cada vez maior de seguidores, mas a sua vida provocou também algumas reacções adversas. Entre eles o doutor Josep Charette, que ridicularizava as suas atitudes. Um dia, a sua esposa teve uma forte hemorragia nasal, que não se detinha de nenhuma maneira. Ela pediu para ser levada ao religioso, mas o médico recusou. “Dizes que me amas, mas és capaz de me deixar morrer sangrando?”, disse a mulher. Charette dirigiu-se a Bessette, que lhe respondeu: “Doutor, regresse a casa, que a hemorragia já se deteve”, e assim foi.
Em 1924, culminou a construção do oratório. O Irmão André não foi só o construtor de um edifício de pedra, mas de uma comunidade cristã vivente. Converteu-se num notável unificador.
Bessette morreu em 1937. Nunca se trouxe uma pessoa enferma a André que não regressasse contente a sua casa. Algumas eram curadas. Outras morriam algum tempo depois, mas o irmão André consolava-as, dizia um dos seus amigos.
Mais de um milhão de pessoas foram render-lhe homenagem, apesar dos seus funerais se terem celebrado sob o mau tempo, no inverno. E ainda hoje, mais de dois milhões e meio de peregrinos e visitantes vão todos os anos ao oratório de São José em Monte Royal.
Numa época difícil para a Igreja canadense, os crentes deste país alegram-se por constatar que Deus está entre eles e que isto manifesta sinais inequívocos da sua presença.

O Papa Bento XVI canonizou-o no dia 17 de Outubro de 2010.
Fonte: JAM

Sem comentários: