EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hoje é 31 de Dezembro


hoje é o final de mais um ano que Deus nos deu.
Tantos nossos familiares e conhecidos começaram este ano mas já não estão aqui connosco, já partiram para a casa do Pai do Céu. Já foram dar contas muito rigorosas. E nós ainda cá estamos.
Como foi para nós este ano? Vivemos este ano na amizade de Deus? Fomos sempre verdadeiros cristãos? Se tivéssemos morrido neste ano, para onde iríamos, para o céu ou para o inferno?
Poderemos dizer com verdade como S. Paulo: combati o bom combate, acabei a minha carreira, guardei a fé? Estamos no fim do ano: façamos passar pelo espírito todo o bem e todo o mal que fizemos ao longo do ano e vejamos se as boas acções são mais do que as más. Quantos dias se passaram sem nada termos feito por Deus?
No entanto, este ano só nos foi dado por Deus, para O servirmos, fazer penitência pelos pecados e merecer o céu, praticando boas obras. Onde estão agora os prazeres e as honras de que gozámos durante este ano? Tudo se foi, só resta a triste lembrança de ter ofendido a Deus por bens passageiros! Não é verdade que sentimos uma grande alegria pelo bem que fizemos, tendo em vista agradar a Deus?
A vida há de passar, como este ano passou; os prazeres hão de passar, como os trabalhos, e a única consolação que nos há de ficar, é a de ter servido o Senhor. Outro ano começa. É o que nós chamamos o ano novo. Olhai, Deus é sempre novo. Um cristão deve ser sempre novo com Cristo novo, com Cristo jovem. Nós com Jesus seremos sempre homens novos.

Perguntava S. Francisco de Sales:
"Quando é que diante do Senhor seremos mirra de santa mortificação, oiro de autêntico amor, incenso de férvida oração?

Só assim haverá Ano Novo, Divinizar o Ano, fazê-lo Novo, agir dum modo concreto para que Ano Novo seja Vida Nova.
... vivendo num mundo novo uma vida nova, uma vida de amizade, de fraternidade e de paz.

Sem comentários: