segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Transbordamento de um rio
Avignon atualmente
Ano 1226 – Avignon (França)
O dia 14 de setembro de 1226 será sempre lembrado na cidade de Avignon, pois nesse dia, em que se comemorava a festa da Santa Cruz, o rio Ródano transbordou com ímpeto furioso, convertendo toda a cidade num imenso lago. A desolação e o pranto se espalharam.
Em meio àquela grande consternação, lembraram-se os piedosos habitantes de que numa capela estava exposto solenemente o Santíssimo Sacramento, e determinaram salvá-lo da inundação. Alguns homens mais intrépidos embarcaram num bote, dirigindo-se ao local da pequena igreja, e ao entrar dentro dela deram-se conta, com assombro, de que se havia repetido o prodígio do mar Vermelho e do rio Jordão, pois as águas se conservavam a uma altura de mais de um metro, à direita e à esquerda do altar, deixando livre e seca uma passagem até o sacrário, que permanecia intacto, assim como o Santíssimo Sacramento.
Correu por toda a cidade a notícia de um acontecimento tão singular, e logo acudiu imensa multidão em barcos, para presenciá-Io; o próprio rei Luís VII (pai de São Luís IX), que estava naquele dia em Avignon, também quis ser testemunha ocular do prodígio.
Em sua memória foi instituída na capela, com aprovação do Sumo Pontífice, a exposição cotidiana e perpétua do Santíssimo Sacramento.
(Pe. Pedra Laurenti S.J., Le Maraviglie deI SS. Sacramento, p.46)/AASCJ
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário