EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Santa Sé critica repressão religiosa na China


A Santa Sé lamentou hoje a realização de uma assembleia de "representantes católicos na China", sem autorização do Vaticano, criticando duramente a "atitude repressiva" de Pequim em relação às religiões.

Em comunicado oficial, a Santa Sé considera que esta reunião foi "imposta a vários bispos, padres, religiosos e leigos".

Para os responsáveis do Vaticano, trata-se de uma "grave violação" dos direitos humanos, em particular da liberdade "de religião e de consciência" de todo os que foram "forçados a tomar parte na assembleia".

A oitava assembleia de representantes católicos chineses decorreu em Pequim, de 7 a 9 de Dezembro, apesar da oposição da Santa Sé e da resistência de muitos católicos do país.

Durante as reuniões, foi eleito o presidente nacional da Assembleia Patriótica Católica (APC), controlada por Pequim, e o presidente do Conselho dos Bispos Chineses, dois organismos que tentam edificar uma Igreja independente da autoridade do Papa.

A Santa Sé aponta o dedo ao "persistente desejo de controlar a área mais íntima da vida dos cidadãos, nomeadamente a sua consciência" e pede que a China não interfira "na vida interna da Igreja Católica", algo que, considera, retira "crédito" ao país.

Segundo o referido comunicado oficial, estas tentativas são um "sinal de medo e fraqueza", de "intolerância intransigente".

A APC foi criada em 1957, para evitar "interferências estrangeiras", em especial do Vaticano, e para assegurar que os católicos viviam em conformidade com as políticas do Estado.

O Vaticano tem manifestado, por diversas vezes, o desejo de que a China respeite a liberdade de culto e de religião no país, cuja ausência afecta de forma especial milhões de católicos que vivem a sua fé na clandestinidade.

Fonte: Agência ECCLESIA

Sem comentários: