EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Orações diárias I


Oração da noite

Pai nosso
Ave Maria (três vezes)

Eu Vos adoro,
meu Deus, e Vos amo de todo o meu coração.
Dou-vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia.
Perdoai-me as faltas que hoje cometi. Se algum bem fiz, aceitai-o. Guardai-me durante o repouso e livrai-me dos perigos. A vossa graça esteja sempre comigo e com todos os que me são mais queridos.
Ámen.

PELOS QUE JÁ FALECERAM:
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua. Que descansem em paz. Ámen.

ACTO DE CONTRIÇÃO
Penso no meu dia e pergunto-me: cumpri o meu dever? Procurei o bem do meu próximo? Procurei ter viva a presença contínua de Jesus durante o dia e de ser fiel aos propósitos da minha confissão?

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas pela vossa infinita misericórdia.
Ámen.

CANTO DE SIMEÃO

Agora, Senhor, segundo a vossa palavra,
Deixareis ir em paz o vosso servo,
Porque os meus olhos viram a salvação
Que oferecestes a todos os povos,
Luz para se revelar às nações
E glória de Israel, vosso povo.

Salvai-nos, Senhor, quando velamos e guardai-nos quando dormimos, para estarmos vigilantes com Cristo e descansarmos em paz.

Senhor meu Deus, humildemente peço
O teu amor de Pai e o teu perdão,
Embora eu saiba que o não mereço.

Defende e acolhe a humilde devoção,
Reforma sempre na verdade santa
O antigo pensamento errado e vão.

Louvado seja Deus, minha esperança:
Ao cair sobre a terra a noite escura,
Renova em mim a paz e a confiança.

Louvor se dê ao Pai omnipotente,
Ao Filho, imagem sua e formosura,
E ao Espírito de ambos procedente.

CREDO

Creio em um só Deus,
Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra,
De todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigénito de Deus,
Nascido do Pai antes de todos os séculos;
Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;
Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação
Desceu dos céus,
E encarnou pelo Espírito Santo
No seio da Virgem Maria,
E Se fez homem.
Também por nós foi crucificado
Sob Pôncio Pilatos,
Padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
Conforme as Escrituras;
E subiu aos céus,
Onde está sentado à direita do Pai,
De novo há-de vir em Sua glória,
Para julgar os vivos e os mortos;
E o Seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,

E procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho
É adorado e glorificado;
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, católica, e apostólica.
Professo um só Baptismo
Para a remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos,
E a vida do mundo que há-de vir.
Amem.

ORAÇÕES AO ESPÍRITO SANTO


Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, Senhor o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oração: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos rectamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.


Vinde, Espírito Santo
Vinde, ó Santo Espírito, vinde, Amor ardente,
acendei na terra vossa luz fulgente.

Vinde, Pai dos pobres na dor e aflições,
vinde encher de gozo os nossos corações.

Benfeitor supremo em todo o momento,
habitando em nós sois o nosso alento.

Descanso na luta e na paz encanto,
no calor sois brisa, conforto no pranto.

Luz de santidade, que no céu ardeis,
abrasai as almas dos vossos fiéis.

Sem a vossa força e favor clemente,
nada há no homem que seja inocente.

Lavai as nossas manchas, a aridez regai,
sarai os enfermos e a todos salvai.

Abrandai durezas para os caminhantes,
animai os tristes, guiaj os errantes.

Vossos sete dons concedei à alma
do que em Vós confia.
Virtude na vida, amparo na morte,
no céu alegria.

Vem, Espírito Criador

Vinde, criador Espírito de Deus,
Visitai o coração dos vossos fiéis,
E com a graça do alto os purificai.

Paráclito do Pai, Consolador,
Sede para nós a fonte de água viva,
O fogo do amor e a unção celeste.

Nos sete dons que descem sobre o mundo,
Nas línguas que proclamam o Evangelho,
Realizai a promessa de Deus Pai.

Iluminai, Senhor, a nossa mente,
Acendei em nós a vossa caridade,
Infundi em nosso peito a fortaleza.

Livrai-nos das ciladas do inimigo,
Dai-nos a vossa paz, e evitaremos
Perigos e incertezas no caminho.

Dai-nos a conhecer o amor do Pai
E o coração de Cristo nos revelai,
Espírito de ambos procedente.

Louvemos a Deus Pai e a seu Filho,
Dêmos glória ao Espírito Paráclito,
Agora e pelos séculos sem fim. Ámen.


Oração ao Espírito Santo

Espírito Santo,
Amor nascido do Pai e do Filho,
inspirai-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
o que hei-de calar,
o que hei-de escrever,
o que hei-de fazer,
como o hei-de fazer,
para a vossa glória,
para o bem das almas
e a minha própria santificação.
O meu bom Jesus,
em Vós ponho toda a minha confiança.

ORAÇÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Ó Divino ESPÍRITO SANTO, Espírito de amor e de verdade, autor da santificação das nossas almas, nós Vos adoramos como o princípio e a fonte da nossa felicidade eterna. Muitas graças Vos damos, soberano dispensador dos benefícios que do Céu recebemos, e Vos invocamos como a fonte das luzes e da fortaleza, que nos são necessárias, para conhecermos o bem e podermos praticá-lo. Ó Espírito de luz e fortaleza, alumiai o nosso entendimento, fortalecei a nossa vontade, purificai os nossos corações, regulai todos os nossos movimentos, e fazei-nos dóceis a todas as Vossas Inspirações! Ó Espírito Consolador, aliviai as penas e os trabalhos que nos afligem neste vale de lágrimas; dai-nos conformidade e paciência, para que mereçamos fazer neste mundo penitência dos nossos pecados, e gozar no outro a luz da eterna bem-aventurança. Amém.

Vou revelar-vos um segredo de santidade e felicidade. Todos os dias, durante alguns instantes, procurai fazer calar a vossa imaginação, fechar os olhos às coisas sensíveis, e os ouvidos aos ruídos, para entrar em vós mesmos. E aí, no santuário da vossa alma, que é o templo do ESPÍRITO SANTO, falai a este Espírito. (Cardeal Merder)
fonte: JAM

Sem comentários: